segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Quarteto de Flautas encerra temporada 2009 de recitais


Acontece nesta quarta-feira, 9 de dezembro, o último recital promovido pelo Centro Cultural Azambuja no ano de 2009. Os recitais, que são uma extensão do projeto Musicalizar, trouxeram ao Museu Arquidiocesano Dom Joaquim toda semana diversos artistas Catarinenses, que encantaram o público presente em suas apresentações.
Para esta quarta-feira, a apresentação é mais do que especial. O Quarteto de Flautas do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque – CESCB, exibirá vários estilos musicais, indo do folclórico popular à música erudita contemporânea, fechando com chave de ouro a temporada 2009.
O quarteto formou-se em 2007, sob idealização e coordenação do Professor João Gustavo Howe Bridi como proposta de formação e vivência em música de câmara dentro da Escola de Música do CESCB. Com ensaios semanais, o quarteto, que se fundamentou e se destacou dentro da Escola, busca se aprimorar constantemente e contemplar os mais variados estilos musicais.
Recentemente o grupo participou de um masterclass com o Professor Giampiero Pillati para aperfeiçoamento técnico e estético musical. Sua formação atual é constituída pelos músicos João Gustavo Howe Bridi, Tatiane Krüger Niebuhr, Débora Fagundes e Franciane da Silva Gonçalves.
O recital é aberto ao público, com entrada gratuita. A apresentação terá início às 20h no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim.

Informações:
Secretaria do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim
(47) 3396 - 0296


Os Músicos:
João Gustavo Howe Bridi, 21 anos, foi musicalizado aos 9 anos através do teclado/piano, tendo continuado seus estudos musicais e iniciado a aprendizado com instrumentos de sopro em 2001 na Banda Marcial do Colégio São Luiz, com a qual participou de um intercâmbio de bandas na Alemanha. Aos 16 anos, passou a receber orientações em flauta transversal do Professor Leandro Gaertner, que lhe instruiu até o ano de 2008 na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes em Blumenau. Em 2007 ingressou em 1º colocado no vestibular do curso de Licenciatura em Música da FURB e em 2009, tendo se mudado para Curitiba, ingressou também em 1º colocado no Curso Superior de Instrumento – Flauta Transversal, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, onde estuda regularmente com o Professor Giampiero Pillati. Ao longo de sua formação, participou de diversos grupos tais como Banda Marcial do Colégio São Luiz, Banda Sinfônica da Univali, Orquestra da Univali, Orquestra da FURB (com a qual foi Solista no Circuito Catarinense de Orquestras em 2008) e Quarteto de Flautas de Curitiba (sob coordenação de Fabrício Ribeiro). Participa regularmente de masterclasses e festivais de música, nos quais já recebeu aulas de Alberto Almarza (Chile/EUA), Curt Schoeter (Brasil/Itália) e Michel Bellavance (Suíça/Canadá). Desde 2007 leciona flauta transversal na Escola de Música do CESCB; em 2008 lecionou na escola de música Espaço Kan em Blumenau e desde 2009 é o professor titular da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes/Blumenau.

Tatiane Krüger Niebuhr possui formação técnica em Canto (ESEP – São Leopoldo/RS) e cursa Licenciatura em Música na FURB (Blumenau). Possui em seu currículo recitais de canto lírico em São Leopoldo/RS (2005), Unifebe (2005-2006), Noite de Canto e Encanto – Teatro Carlos Gomes, Igreja do Divino Espírito Santo e Anfiteatro do CESCB/Escola de Música de Câmara (2007), Abertura do Concerto “Música Mediterrânea” do tenor italiano Vicenzo Cortese, II Noite de Canto e Encanto – Teatro do CESCB/Escola de Música de Câmara (2008), solista do Concerto Madrigália, pela mesma escola; V Noite Cultural “A Música para a Paz” da Faculdade São Luiz (2008), entre outros. Atua como professora de Técnica Vocal no Curso de Qualificação de Cantores desde 2008. É natural de Porto Alegre/RS e reside em Brusque há 14 anos. Iniciou seus estudos na flauta transversal com os Professores Leandro Gaertner e Fabrício Ribeiro. É aluna de violoncelo da Escola de Música de Câmara do CESCB desde 2007. Canta em solenidades e trabalha há 7 anos no Colégio Cônsul Carlos Renaux, com aulas de canto, flauta-doce e iniciação à flauta transversal.


Débora Fagundes iniciou sua formação em flauta transversal no ano de 2007, na Escola de Música do CESCB, com o Professor João Gustavo Howe Bridi, do qual é aluna atualmente. Participa da Orquestra de Câmara e do Quarteto de Flautas do CESCB desde 2007. Cursa a Licenciatura em Música na FURB/Blumenau.


Franciane da Silva Gonçalves iniciou seus estudos musicais com o regente Sérgio Luiz Westrupp em 2001. É licenciada em música pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Lecionou em várias escolas públicas de Brusque e atualmente leciona na Escola de Música do CESCB e no Espaço Kan em Blumenau, além de participar dos coros de Nossa Senhora do Caravaggio e Coro da Unifebe e do curso de Qualificação de Cantores. Há três anos estuda flauta transversal com o Professor João Gustavo Howe Bridi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário