quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Centro Cultural Azambuja apresenta duo de violão


Na próxima quarta-feira, 9 de setembro, o Centro Cultural Azambuja promove mais um recital no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim.
O recital será realizado pelos músicos Alessandro Lucindo e Marcos Pablo Dalmacio, com a apresentação DUO BRAR, um duo de violões.
O trabalho dos músicos foi iniciado no ano de 2005, com o objetivo de trabalhar um repertório de variadas épocas e estilos, abrangendo peças da renascença até a época atual, tocando tanto transcrições, como peças escritas originalmente para duo de violões.
Além da bagagem que já possuíam, o Duo fez aula de aperfeiçoamento com o violonista brasileiro Marcus Llerena, em Joinville-SC.
Em dezembro 2006 interpretaram o Concerto para dois violões e orquestra de Antonio Vivaldi, como parte do projeto 4 estações, dirigido por Nilton Silva, da escola de Música Admita de Itajaí. Em 2008 gravaram o CD Cordas de Cordo.
O recital tem ínicio previsto para às 20h. Para assistir a apresentação é necessário retirar o ingresso com antecedência na secretaria do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim.

Mais informações no telefone: 3396 - 0296.


Os Músicos

Alessandro Lucindo
O interesse e a dedicação à música começaram cedo, aos 9 anos, quando estudou clarineta com o saudoso professor Augusto. No sopro, especializou-se também em saxofone, instrumento que leciona desde os 15 anos.
Em seguida, motivado pela integração à Banda Stauros, com a qual possui 5 CDs gravados, aprendeu guitarra com Renato Lucindo e em workshops com vários guitarristas conhecidos nacionalmente.
A paixão pelo violão erudito surgiu em 1999, tendo com o mestre Renato Mor, com quem estudou até 2000 no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau-SC. Foi no Conservatório de MPB de Curitiba-PR que conheceu e pôde aperfeiçoar suas técnicas com os professores Maurílio Ribeiro e Cláudio Menandro. De 2003 a 2005 fez parte da Orquestra de Violões da UDESC, em Florianópolis-SC, onde aprofundou seus conhecimentos com os Mestres Luiz Mantovani e André Moura.
Através do Projeto Quatro Estações, foi solista do Concerto de Primavera de 2003, tocando, acompanhado por músicos de Curitiba, o Concerto em Ré Maior de Vivaldi. Em 2006, tocou o Concerto em Lá Maior de Vivaldi e uma serenata de Mauro Giuliani, juntamente com um quarteto de cordas. Atualmente, leciona na escola ADMITA, em Itajaí, e também para alunos particulares.
Faz parte do Grupo Tom de Arte, cuja música emociona em casamentos e eventos em geral. Neste ano, esmera-se no Projeto Duo de Violões, juntamente com Marcos Pablo Dalmacio, a fim de realizar um trabalho que agrade aos diversos ouvidos.

Marcos Pablo Dalmacio
Nascido na cidade de Tandil, na Argentina, Marcos iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade. Em 2000, com 19 anos, formou-se professor de violão no Conservatório Isaís Orbe de Tandil. Dois anos mais tarde, formou-se professor superior de violão no Conservatório Luis Gianneo da cidade de Mar Del Plata.
Participou de vários cursos na Argentina ministrados por mestres de várias partes do mundo, tais como Eduardo Castañera (Argentina), Ulrike Flemmig (Alemanha), Jordi Mora (Espanha), Ingrid Zur (Alemanha).
Em 2002, apresentou-se como solista de violão na Orquestra de Câmara de Tandil. Em 2003 integrou o Quarteto de Cordas da Universidade Nacional de Mar Del Plata. Participou em várias ocasiões dos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Mar Del Plata. Já no Brasil, em 2005, convidado pelo Coral Heitor Villa-Lobos de Itajaí, tocou em uma homenagem a Heitor Villa-Lobos.
Em Florianópolis-SC, integrou a Orquestra de Violões da UDESC e participou de concertos com a mesma. Atualmente, ministra aulas em Escolas de Camboriú, Balneário Camboriú e Itajaí, além de fazer parte do Projeto Duo de Violões, juntamente com Alessandro Lucindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário