terça-feira, 22 de setembro de 2009

Marcos Pablo Dalmacio apresenta concerto de violão em Brusque


O Centro Cultural Azambuja informa que, devido a um problema de saúde, o artista escalado para apresentação nesta quarta-feira, 23 de setembro, Otávio Rosa, não poderá comparecer ao evento.
Por isto, o espetáculo Fille Faille em dois movimentos, dos artistas Isabelle Quimper e Otávio Rosa, está cancelado. Para substituir a apresentação programada, o músico Marcos Pablo Dalmacio, de Balneário Camboriú, estará se apresentando no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, às 20h.
Dalmacio, que já se apresentou em Brusque em um outro recital promovido pelo Centro Cultural Azambuja, volta à cidade com um novo trabalho. O músico estará se apresentando em um concerto de violão, onde usará instrumentos de 6, 8 e 10 cordas, e apresentará obras de Weiss, Sor, Tárrega, Villa-Lobos e Barrios.
Os ingressos para a apresentação devem ser retirados antecipadamente na secretaria do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim. A entrada é gratuita.

Informações:
Secretaria do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim
(47) 3396 - 0296


O Músico :

Marcos Pablo Dalmacio

Nasceu na cidade de Tandil (Argentina) em 1981, onde iniciou seus estudos musicais com oito anos de idade, primeiramente em forma particular e após no Conservatório Isaís Orbe de Tandil, formando-se no ano de 2000 como Professor de Violão. Em seguida ingressou no Conservatório Luis Gianneo da cidade de Mar del Plata, obtendo o título de Professor Superior de violão no ano de 2002.
Durante o ano 2003 foi bolsista da Fundação Antorchas, onde realizou estudos de aperfeiçoamento em música antiga com o violonista e alaudista Miguel de Olaso, em Buenos Aires.
Participou em diversos cursos e seminários, tanto em violino como em violão, com mestres de trajetória internacional, em diversas cidades de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
No ano 2005, já radicado no Brasil, há tomado aulas de aperfeiçoamento com o violonista Marcus Llerena (Brasil), em Joinville.
Em outubro de 2007, consegue o Terceiro Lugar, no XXVI Concurso Latino-americano de Violão, Rosa Mística, levado realizado na cidade de Curitiba.
Em 2008, grava junto a Alessandro Lucindo, com quem conforma o Duo BRAR, o primeiro disco compacto: ‘Cordas de Acordo’, por meio de um projeto de lei de incentivo à cultura da cidade de Itajaí.
Como violonista se há apresentado em numerosos concertos, atuando como solista junto a Orquestra de Câmara de Tandil, a Camerata da faculdade Udesc, o Quarteto de cordas da Universidade Nacional de Mar del Plata, e o Quarteto Itajaí, em Brasil.
Também realizou estudos de violino e viola, e participou de diversos grupos orquestrais e de câmara, como a Orquestra de Câmara de Tandil, a Camerata Siglo XXI de Mar Del Plata, a Orquestra Sinfônica Municipal da cidade de Mar del Plata, entre outras. Atuou como solista junto a Orquestra de Câmara de Tandil. Como violinista participou do II Encontro Internacional de Orquestras, levado a cabo no Teatro Colón da cidade de Buenos Aires, na Argentina, e do V Encontro Internacional de Orquestra Juvenil realizado em Asunción del Paraguay no ano 2004.
Em 2007 foi violinista da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), e em 2008, ganha por concurso, um posto de violista na Filarmônica de Jaraguá do Sul.
Seus interesses se encontram também na composição, e há estreado diversas obras, tanto de solista de violão, como em conjuntos instrumentais. O Trio da Universidade Nacional de Tandil estreou em 1998, duas peças para trio com piano. A Orquestra de Câmara de Tandil estreou seus Dois Noturnos opus 11, para orquestra de cordas, em novembro de 2001. Organiza em 2004 e 2006, em Argentina, dois concertos integralmente dedicados a suas obras de música de câmara.
Em janeiro de 2008 se publica em Buenos Aires, na revista musical “Amadeus”, número 43, o ensaio intitulado: “A música que espera”.
Em 2009, se apresenta em diversas cidades de Santa Catarina, ministrando workshops e palestras, e oferecendo concertos, onde inclui em seus programas um repertório dedicado integralmente a Villa-Lobos, em homenagem aos 50 anos de seu falecimento.
Forma parte da Association Georges Onslow de França, dedicada ao estudo e difusão deste importante compositor francês, escrevendo um ensaio sobre uma obra de Onslow, que será proximamente publicada em aquele país.

Informações sobre o artista:
http://marcospablodalmacio.googlepages.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário