segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Centro Cultural Azambuja traz o show Meios e Inteiros para Brusque


Os compositores Marcoliva e Tatiana Cobbett se apresentam no recital promovido pelo Centro Cultural Azambuja, no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, em Brusque, no dia 30 de setembro, quarta-feira, às 20 horas, o show Meios e Inteiros, com 10 canções. O duo recupera para este projeto o formato original, voz e violão, e solta a sua criatividade em letras contundentes, diferentes ritmos e forte expressão cênica, num show de 40 minutos, com direito a bate-papo.
Com dois álbuns gravados, Parceiros (2002) e Bendita Companhia (2009), a dupla coloca o pé na estrada para apresentar suas últimas canções, como Teu Samba, Dois em Um e Chorei e Disse, mas não vão deixar de cantar seus antigos hits Básica, Gatos e Humanos Erros. “Vai ser uma boa hora para apresentar Futebol e Poesia e outras surpresas”, avisa Tatiana.
Juntos há oito anos, a dupla já entoou suas composições no Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Montevidéu e Buenos Aires, além de outras cidades catarinenses, gaúchas e do nordeste. Em agosto último, a dupla lançou, em São Paulo, o CD Bendita Companhia, na casa de espetáculo Tom Jazz.
Ela é carioca, bailarina, compositora e cantora, ele um músico gaúcho sensível e criativo. Os dois prometem um show diferente, com canções para pensar, curtir e até dançar.


Perfis


Marcoliva

Em 1969, dona Estela encontrou seu filho de três anos, na sala, com um rabicho de ferro elétrico cantando um sucesso recente: Debaixo dos Caracóis, música de Roberto Carlos em homenagem a Caetano Veloso. Era primeira manifestação musical de Marcos Vanderlei de Oliveira, que aos 12 anos, arriscou seus primeiros acordes nas aulas de violão. Corajoso, o menino juntou palavras em composições sem compromisso. Colocou para fora seu talento nos auditórios escolares e em pouco tempo tocava em bares, festivais, teatros e bailes.
Dedicado, aos 15 já era um profissional e percorria o Brasil participando de grupos nativistas, uma febre em meados da década de 80. Seu tempo era dividido entre músicas “gaúchas” e aulas de violão clássico. Natural de Carazinho (RS), Marcoliva especializou-se em violão e voz. Aos 18, pelas mãos do marido de sua professora de piano foi apresentado à onda Tropicalista, onde brilhava Caetano, Gal, Gil... Largou o gauchismo e trocou o Rio Grande do Sul por Santa Catarina em 1994, onde começou a tocar na noite de Florianópolis. Nessa época também se apresentou com um grupo em diversas cidades argentinas. E foi amor à primeira vista seu encontro com a zamba, chacarera, chamamé, tango, entre outros ritmos do folclore da Argentina.
Na capital catarinense formou sua sólida parceria com Tatiana Cobbett, com quem gravou dois discos: Meu Santo Antonio (de Nara Lisboa, em 2000) e no ano seguinte Parceiros. Atualmente, Marcoliva é professor de música e idealizador de projetos, como Crescendo com Arte, Boi de Cá, que tem o intuito de pesquisar o folclore catarinense, e o Carijó Espaço de Arte, mais conhecido como OCA.

Tatiana Cobbett

Única mulher entre os cinco filhos do diretor de cinema William Cobbett e da produtora cultural, Eliana Cobbett, a carioca Tatiana teve a presença constante da arte na sua vida. Mas foi na dança que encontrou a maneira de se expressar e de lidar com o mundo dos aplausos, do palco, das viagens e da disciplina. Bailarina formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, trabalhou durante 12 anos na companhia paulista Balé Stagium, com quem percorreu o Brasil e boa parte da América em diversas apresentações.
No final da década de 1980, Tatiana aparece para as críticas pelo trabalho realizado no balé Stagium, dirigido por Marika Gidali e Décio Otero. Dos 20 e poucos anos aos 40 escreveu, idealizou e atuou no musical Mulheres de Holanda e dirigiu os espetáculos Grito das Flores, Esta Terra Portugal, Alma Flamenca e o Festival Três Bandeiras. Nessa época, cantarolar e inventar versos, que não registrava, já era a marca pessoal da bailarina. Mas seu encontro mais estreito com a música se deu como produtora nos shows de Badi Assad, Carlinhos Antunes, Tutti Baê, Janete Machnacz, Joel Brito e Nara Lisboa.
Quando se mudou para Florianópolis, em 1998, Tatiana produziu e dirigiu shows e externou sua veia de letrista com Marcoliva. De lá para cá, centenas de composições e inúmeras parcerias, além do livro Básicas Composições. Seu comportamento cênico no palco é compartilhado em oficinas, onde ela desenvolve a qualidade sensorial do movimento. Com outro trabalho em mente, Tatiana segue sua estrada arregimentando pessoas e registrando seu sensível trabalho.



SERVIÇO
O quê: show Meios e Inteiros, com Tatiana Cobbet e Marcoliva.
Quando: dia 30 de setembro, quarta-feira
Onde: Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, em Brusque
Horário: 20hPreço: Gratuito

2 comentários:

  1. Eu vou!!! eh eh eh
    amigos : prestigiem!
    Parabéns Sergio Valle e toda a equipe Prisma Cultural.
    marcoliva

    ResponderExcluir