sábado, 24 de outubro de 2009

Nova geração de pianistas catarinenses apresentam recital em Brusque


Os jovens pianistas Henrique Zimmermann, Igor Vianna e Tarcísio Back dividem recital no dia 28, quarta-feira, às 20h, no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim

A cidade de Brusque poderá prestigiar na próxima quarta-feira alguns dos novos talentos pianísticos que vêm se destacando nacionalmente. Dentre os feitos desta nova geração estão premiações em concursos de piano, participação em cursos internacionais, master classes com renomados pianistas e apresentações no Brasil, Europa e Estados Unidos. No programa, obras de Scarlatti, Mozart, Beethoven, Debussy e Chopin.
A apresentação será promovida pelo Centro Cultural Azambuja, através do projeto Musicalizar, que vem realizando recitais no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim.
O projeto é incentivado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através do Funturismo, e tem atraído um grande público às quartas-feiras ao Museu para as apresentações. Para assistir ao recital basta retirar o ingresso com antecedência na secretaria do Museu. A entrada é gratuita.

Os Músicos

Henrique da Silva Zimmermann é natural de Florianópolis. Premiado em concursos de piano, obteve a 1ª colocação no XXV Concurso Latino Americano Rosa Mística (Curitiba) e a 2ª colocação no 19º Concurso de Piano ArtLivre (São Paulo), realizados em 2006.
Em julho de 2007 participou do Gold Country Piano Institute (Cidade de Nevada - Califórnia EUA) onde teve aulas com os professores Pawel Skrzypek (Academia de Música Frederic Chopin, Varsóvia, Polônia); John Perry (Thornton School of Music, USC, Los Angeles); e Thomas Hecht, americano que atualmente leciona na Young Siew Toh Conservatory, Singapore. No mesmo ano ainda participou de master classes com os professores Gilberto Tinetti, Luís Medalha e Catarina Domenici e fez aulas particulares com a professora Luciana Sayuri (USP).
No ano de 2006, foi aluno no 7º Warszawskie Warsztaty Pianistyczne (Varsóvia - Polônia), ministrado pelos professores Pawel Skrzypek, Czeslaw Stanczyk e Andrzej Artykiewicz (professores da Academia de Música Frederic Chopin, Varsóvia, Polônia) e participou do Curso Avançado de Técnica e Interpretação Pianística ministrado pelo professor Luiz Henrique Senise do Rio de Janeiro.
Henrique iniciou seus estudos de piano em 2002, aos 15 anos de idade, e estuda desde então com o professor Rodrigo Warken.


Igor Dezan Vianna é representante da nova geração de pianistas catarinenses. Natural de Florianópolis, já conquistou 5 prêmios em competições nacionais de piano. Em 2006, foi vencedor do Concurso Rosa Mística [Curitiba/PR] e obteve o 2º lugar no Concurso ArtLivre [São Paulo/SP]. Em 2007, recebeu o 1º lugar no Concurso Profª. Eugênia Stangler de Oliveira [Carazinho/RS] e o 3º lugar no Concurso Souza Lima [São Paulo/SP].
Em 2008, na cidade do Rio de janeiro, tocando na sala Cecília Meireles e concorrendo com mais de 50 candidatos com idade até 28 anos, conquistou 3º lugar no I Concurso Jovens Músicos – Música no Museu. Como jurados desse concurso estavam presentes Júlio Medaglia, Henrique Morelenbaum, Fábio Zanon, entre outros.
Em 2009, conquistou uma vaga para participar, como bolsista, do Festival de Inverno de Campos do Jordão, tendo a oportunidade de ter aulas com renomados pianistas nacionais e internacionais como Richard Bishop, Ricardo Ballestero, Paulo Álvares e Cristina Ortiz. Estuda piano desde 2005 com o professor Rodrigo Warken e tem participado de cursos e master classes de piano com renomados mestres como Luiz Medalha, da Universidade Federal de Goiás, Luiz Henrique Senise, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Eduardo Monteiro, da Universidade de São Paulo.

Tarcisio Back Júnior é natural de Itajaí, iniciou seus estudos de piano aos dezesseis anos em Balneário Camboriú com Vilma Fronza. Ingressou na UDESC no curso de Bacharelado em Piano no ano de 2006, sendo orientado pelo professor Mauricio Zamith, participou de master class com professores como Luiz Medalha (UFG), Olinda Alessandrini (UFRGS), Rafael dos Santos e Mauricy Martin (UNICAMP). Participou de apresentações na semana de música do Centro de Artes da UDESC e apresentou-se com outros alunos da mesma instituição no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim em Brusque. Atualmente é orientado pelo professor Rodrigo Warken.

SERVIÇO:

O quê: Recital de Piano – Henrique Zimmermann, Igor Vianna e Tarcísio Back
Quando: Dia 28, quarta-feira, às 20h.
Onde: Museu Arquidiocesano Dom Joaquim
Quanto: gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário