terça-feira, 3 de novembro de 2009

Centro Cultural Azambuja apresenta espetáculo “Fille Faille em dois movimentos”


O Centro Cultural Azambuja apresenta na próxima quarta-feira, 4 de novembro, às 20h o espetáculo Fille Faille em dois movimentos, dos artistas Isabelle Quimper e Otávio Rosa.
Toda quarta-feira o Centro Cultural Azambuja promove no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim recitais do projeto Musicalizar. As apresentações são abertas ao público em geral, e apresentam o trabalho de vários artistas do Estado, em suas mais diferentes formas: violão, piano, poesia e canto.
O projeto é incentivado pelo Governo do Estado de Santa Catarina através do Funturismo, e recebe grande apoio do empresariado local, do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim e da Arquidiocese de Florianópolis. Os recitais do projeto Musicalizar são coordenados pela Prisma Cultural, com apoio da Companhia Teatral Cenareta.
Na programação desta quarta-feira, Isabelle Quimper e Otávio Rosa apresentarão canções próprias, divididas em dois movimentos: o primeiro com as canções de Isabelle e o segundo com canções da artista com Otávio Rosa.
Os ingressos para a apresentação devem ser retirados antecipadamente na secretaria do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim. A entrada é gratuita.

Informações:
(47) 3396 - 0296


Os músicos

Isabelle Quimper, cantora e compositora, nasceu dentro da perturbadora poesia do Grande norte do Québec (Canadá), em Gagnon, cidade mineradora que hoje não existe mais, após o fechamento da mina. Desde os 7 anos, ela quer desembrulhar as palavras ao invés de balas e então compra um caderno para escrever. A partir daí a poesia não cessa de ocupar seu mundo interior. No caminho poético ela leva suas inspirações até a canção, o palco vem do grande norte dela mesma.
Então, ela estuda canto em várias escolas, Teatro Musical no Cégep Lionel–Groulx, e obtém também um diploma em Artes e Letras. Além disso, ela participa de uma Comédia Musical e uma Revista Musical sobre as canções do Québec durante os verões e produz seus próprios espetáculos nos cafés de Montreal. Isabelle soma diversas experiências cênicas para atender suas necessidades de unir a poesia à sua voz, oferecer as próprias composições poéticas, e obtém uma bolsa do governo do Québec-Jovens voluntários para criar seu CD demo. Então, cria um espetáculo de suas canções originais e se apresenta em Montreal e Québec no Espaço Félix Leclerc de L’Ile d’Orleans, inaugurado pela filha do grande poeta do Québec.
No dia 30 de outubro e 1 novembro de 2008 se apresentou em Florianópolis em dois eventos, o primeiro no Floripa em Composição, organizado pelo Núcleo de Estudos poéticos e Musicais (NEPOM), e o segundo no Teatro da UFSC, ambos com o grupo Cravo-da-Terra. Graças à bolsa de L’OQAJ – Escritório Québec-América para a Juventude - e Governo do Québec, pode realizar este projeto de colaboração e criação de um espetáculo com o grupo, que criou novos arranjos para suas canções poéticas, trazendo-lhes novas cores através dos sotaques brasileiros.

Otávio Rosa, compositor e violonista de presença e carisma na execução, fundou o Terra Brasilis duo ao lado de Edson Castel com o qual gravou o cd SEISCORDAS, uma coletânea de trabalhos representativos da produção violonística catarinense; recebeu o primeiro prêmio do Festival MPB Londrina 2001 na categoria Música Instrumental com a composição “Cristal” e, unindo o duo e o “trovador” Jorge Gibbon, lançou em 2002 o cd Caminhos Cruzados, com composições instrumentais do duo e as bem humoradas canções de Gibbon. Integrou o grupo Cravo-da-Terra de 2005 a 2009, com o qual gravou o CD Infinito Som, participou do Rumos Itaú Cultural e do Acorde Brasileiro. Atualmente cursa bacharelado em violão na UDESC com os professores André Moura e Luiz Mantovani.

Informações sobre os artistas:
myspace.com/isabellequimpermyspace.com/otaviorosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário