quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Centro Cultural Azambuja apresenta CANTO PIANO


O Centro Cultural Azambuja apresenta Fernando De Carli (Tenor), Schaeffer Júnior (Barítono) e Bernardete Castelan Povoas (pianista), em um excelente recital no próximo dia 2 de dezembro, quarta-feira, no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim.
Os músicos interpretam música de câmara de compositores brasileiros e estrangeiros, árias de óperas e operetas. O grupo é integrado por músicos reconhecidos que desenvolvem intensa atividade, com incursões em vários estados brasileiros e no exterior.
Os artistas possuem vasta experiência artística, dedicada tanto à interpretação musical como à pesquisa sobre repertório para voz e piano, com um repertório selecionado. Eles participam de apresentações como solistas, além da música coral, em montagem de espetáculos cênico-musicais, entre outras ações.
Na apresentação desta quarta-feira serão interpretadas canções dos compositores estrangeiros Franz Schubert (1797-1828), Robert Schumann (1810 - 1856), Johannes Brahms (1833 – 1897), J. Massenet (1842 – 1912) e Carl Bohm (1844-1920). Entre os brasileiros, destacam Aldo Krieger (1903 – 1972) e Edino Krieger (1928), catarinenses. Homenageam o compositor Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) nos 50 anos de sua morte. Serão também interpretadas árias, dueto, dentre óperas e operetas dos compositores Franz Léhar (1870 – 1948), Ralph Benatzky (1884 – 1957) e Giacomo Puccini (1858-1924).
O recital é uma extenção do programa Musicalizar, que integra as ações do projeto do Centro Cultural Azambuja, coordenado pela Prisma Cultural e incentivado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através do Funturismo.
Para participar basta retirar o ingresso com antecedência na secretaria do museu.


Os Músicos:

FERNANDO DE CARLI
Tenor

Catarinense, iniciou no canto sob orientação de Carlos Besen e Rute Gebler atuando como solista junto aos corais da ETF/SC, UDESC e Estúdio Vozes, destacando-se os Espetáculos "Vozes da Primavera". Em 2007 graduou-se na Licenciatura em Música pela UDESC. No cenário catarinense destacam-se suas participações como solista no Magnificat de Bach, Missa da Coroação, óperas “O Empresário” e “A Flauta Mágica” de Mozart e “Rigoletto” de Verdi. Obteve em duo com Alexandre Dietrich, a primeira colocação na categoria Música de Câmara, no Concurso Rosa Mística em 2006 em Curitiba/PR e ambos se apresentaram nos 3 estados do sul do Brasil e, neste ano, nos estados da Georgia e Virginia nos Estados Unidos. Paralelamente à carreira de cantor, no Polyphonia Khoros divide as funções de assistente de regência, preparador vocal e monitor do naipe de tenores junto à maestrina Mércia M. Ferreira. É o regente titular do coral da Associação Coral Hospital Florianópolis e divide com Alisson Unglaub a regência do Coral Jovem da Igreja Adventista de Florianópolis.

SCHÄFER JÚNIOR
Barítono
Natural de Ituporanga, Schäfer Júnior, figura entre os mais expressivos valores da arte vocal catarinense. Estudou canto com diversos professores de Florianópolis, inclusive com Rute Gebler, de onde surgiu uma parceria, dueto que tem se apresentado em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ingressou na OSSCA em 1998 por convite do Maestro José Nilo Valle e, desde então tem participado de inúmeros concertos no Estado e na capital com a Orquestra Sinfonica de Santa Catarina registrando, até 2008, mais de cento e cinquenta apresentações como solista e em duos, entre outras formações. Estreou oficialmente na ópera participando de La Traviata (Verdi) em 2000 e de Madame Butterfly (Puccini) em 2002, nos espetáculos Vozes da Primavera. Em 2007 participou como solista no Concerto “Uma Noite de Ópera” da Temporada da Pró Música de Florianópolis.

BERNARDETE CASTELAN PÓVOAS
Pianista
Natural de Criciúma (SC), é Doutora em Música, Práticas Interpretativas, pelo PPG – UFRGS, com um ano de residência na Universidade de Iowa (EUA). Durante a Graduação e Mestrado teve como professora a pianista Dirce Kinignik. Fez cursos com pianistas no Brasil, França, Suiça e Estados Unidos. É professora orientadora dos Cursos de Bacharelado e Pós-Graduação em Música do CEART–UDESC, onde desenvolve atividades de Pesquisa e Extensão, participa de comissões técnicas e de projetos. Participa de Eventos Científicos com apresentação e publicação de pesquisa interdisciplinar sobre desempenho pianístico. Foi Chefe do Departamento e Diretora de Ensino de CEART-UDESC, coordenadora do “Ciclo Intercâmbio Músico-Instrumental entre 2001-2008 e I Concurso Nacional de Piano-Cidade de Florianópolis (2003). Como pianista, atua como solista, camerista e correpetidora junto a solistas e corais. Entre 1987-2000, com a pianista Denise Cordeiro, formou o Piano Duo, com apresentações em vários estados brasileiros, obtendo, em 1994, 30 lugar no Concurso Internacional Francisco Mignone para Duos. Em 2007-2008 participou, com o pianista Maurício Zamith, do Cd “Tempo Composto” e prepara a gravação do CD “Mulher Canção” com a soprano Rute Gebler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário